quinta-feira, 27 de março de 2008

Quem não gosta de teatro? #10



Hoje se comemora o Dia do Teatro, uma arte muito antiga, que nasceu da necessidade de comunicação entre os homens, porque, desde o tempo das cavernas, os homens imitavam os animais para contar sobre suas caçadas.

Mais tarde, as encenações foram usadas para louvar os deuses. E foram os gregos que inventaram o teatro como o conhecemos, com atores e espaços especiais para as peças serem encenadas. Os atores gregos usavam máscaras para representar os papéis femininos, porque, antigamente, as mulheres não podiam atuar.

Hoje em dia, temos muitas formas de fazer teatro - como o teatro de bonecos, de sombras, as óperas, o teatro de rua, musicais e teatros em espaços alternativos. O importante é entrar no clima e contar a história com toda a emoção e a empolgação que uma peça merece.

O último espetáculo que vi ( e isto já faz um tempo) foi “O Mistério no Fundo do Pote - Ou como surgiu a fome”, de Ilo Krugli, interpretado por atores do grupo “O Imaginário, que foi apresentado na praça das Caixas D´Água. Engraçado pensar que o teatro que é tão pouco difundido e visto em Porto velho tomou conta das praça, quando é que se imaginaria que o teatro de rua ganharia tanta força em Porto Velho?

Pessoas sentadas em círculos, sentem-se parte do espetáculo e são atraídas pela antiga novidade de ver atores se apresentarem (GRATUITAMENTE) em praças de bairros em toda a capital. E assim acredito que inaugurou-se mais um capítulo do teatro rondoniense que teve seu início em 1978 com algumas peças, no antigo clube internacional, hoje Ferroviário.

2 comentários:

Anônimo disse...

cara, eu já assisti alguns desses, um era evangélico e uns no sabado à noite sobre a santa inquisição. na verdade nem sabia que havia um grupo de teatro aqui...

viva o teatro

ROVB disse...

é na verdade o que falta é divulgação.. só fiquei sabendo de uma peça chamada "TPM" que estava sendo apresentada no sated dois dias depois... e por alto..